Sejam bem vindos...



Minha página no site Recanto da Letras






"O AMOR FAZ NASCER FLORES EM LUGARES DESCONHECIDOS E DESPERTA A LUZ ONDE PODERIA HAVER TREVAS"


Obras protegidas pela lei dos direitos autorais

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A Usina Belo Monte na bacia do Rio Xingu


  

   O Brasil é um país de dimensões continentais, e com o crescimento populacional e o progresso, a quantidade de Megawatt necessário para abastecer todo este grande sistema é imenso.
   Já temos grandes hidrelétricas como o caso das usinas de Tucuruí,São Luiz do Tapajós e a famosíssima Itaipu, e esta última foi feita em parceria com o Governo do Paraguai, onde apenas a metade da energia gerada é destinada ao Brasil,no entanto, a parte que não é consumida pelo país vizinho o próprio Brasil acaba comprando para suprir as necessidades das grandes metrópoles.
   Em 2011 o Brasil tinha cerca de 196.655.014 de habitantes, que unidos às gigantescas multinacionais,residências,fábricas de médio e pequeno porte, aeroportos,hotéis,estádios e agricultura, a nação alcançou o patamar de ser o 10º país em consumo de energia elétrica do mundo.
   Entre os grandes projetos que surgiram, está aquele que até hoje gerou mais discussão entre o governo,ambientalista e o povo indígena. O causador deste debate infinito é a Usina Belo Monte na Bacia do Rio Xingu.
   As criticas nasceram juntamente com o seu primeiro planejamento a mais de vinte anos,e hoje ela é considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
   A polêmica em torno deste mega projeto é baseada em pós e contras, e entre os principais assuntos estão a interrupção da navegação naquele trecho do rio,prejuízo na pesca, inundação permanente dos abrigos da Gravura e Assurini e danos ao patrimônio arqueológico, mudanças na paisagem, perda de vegetação e de ambientes naturais com mudanças na fauna,desativação de áreas rurais e indígenas, alteração na qualidade das águas de igarapés; Só que também terão melhorias de acesso, empregos, desenvolvimento e aumento na quantidade de energia.
   A usina gerará 11.233 MW em sua capacidade total, e alguns comentam que somente uma parte desta energia será o seu real valor.
   A Amazônia é um bioma rico que pode sofrer danos e perdas irreversíveis, o impacto ambiental será muito grande, porem, sem energia elétrica o crescimento da nação estará debilitado.
   Há outros meios de gerar eletricidade como as usinas nucleares, eólicas, térmicas (a gás) e também as que geram energia com combustível,mas pensando bem, é melhor uma hidrelétrica do uma nuclear né.
   Este é um assunto que ainda vai ser tema de vários debates, e sempre terão os que são favoráveis e os que são contras. Vale lembrar que Itaipu tirou do cenário as Sete Quedas, que era um cartão postal do Brasil, e uma coisa podemos ter certeza, depois desta usina construída a região nunca mais será a mesma, e as lembranças poderão trazer lágrimas àqueles que um dia conheceu esta região do Riu Xingu.
  

Nenhum comentário: