Sejam bem vindos...



Minha página no site Recanto da Letras






"O AMOR FAZ NASCER FLORES EM LUGARES DESCONHECIDOS E DESPERTA A LUZ ONDE PODERIA HAVER TREVAS"


Obras protegidas pela lei dos direitos autorais

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Um voo sem destino (Crônica)


    

    Sempre morei na cidade (uma cidade pequena chamada Batatais-SP), mas hora e outra pegava o ônibus e ia visitar a minha tia que morava na fazenda e eu ficava encantado com aquele ar puro, as matas,os riachos,os animais,as plantações exuberantes e o que mais admirava eram os pássaros que voavam ao ar livre,cantavam melhor que tenores e todas aquelas plumagens multicores realmente me fascinavam.
    No bairro em que moro eu era acostumado a ver pombos,pardais,rolinhas,bem-te-vis e beija-flores,mas na fazenda tinha sabiás,canários,pintassilgos,curiós,coleirinhas,trinca-ferros e uma imensa lista de espécies que não sei o nome.
    Eu amava aquela fazenda; Andava a cavalo entre o cafezal e sempre carregando um binóculo observava estas avezinhas que fizeram parte das minhas melhores lembranças.
    Todo dia cedo eu vou ao quintal de casa e entre as árvores de um pequeno pomar jogo sobras de arroz e farelos de milho e de pão para atrair pássaros e alimentá-los.
    Há mais ou menos dois anos eu tive a primeira surpresa quando me deparei com um canário da terra se alimentando dos farelos. Imaginei que ele tinha escapado de alguma gaiola não dei muita atenção pro meu novo vizinho e no passar do tempo comecei a ver maritaca,periquito do reino,sabiá,João de barro,coleirinha e todos os pássaros que eu só via quando visitava a minha tia.
   Eu já adorava o quintal de casa e fui ficando cada vez mais feliz quando recebia a visita de uma espécie diferente até que um dia notei que algo muito estranho estava acontecendo pra aquelas aves estarem se migrando para a cidade e com curiosidade fui até a fazenda em que meus tios moravam e pra minha surpresa durante toda a viagem de 50 minutos nos dois lados da pista parecendo um imponente mar verde estava a nossa velha conhecida cana-de-açúcar.
    Adentrei a porteira da fazenda e somente o riacho continuava do mesmo jeito,aliás, o riacho virou um córrego de pouca água  e nos lugares onde outrora havia plantações,pomares,pastos para o gado e até a matinha tinham dado lugar a um canavial.
   Estava aí no motivo dos passarinhos estarem se mudando para a cidade. O seus habitat naturais foram devastados e eles foram forçados a mudar os costumes e se alimentarem de restos de alimentos não aproveitados pelos humanos para não morrerem de fome.
   Se continuar neste ritmo logo terá noticias que a fauna já decadente perderá algumas das mais belas espécies para o fantasma da extinção.
   Além da caça predatória,desmatamento,o tráfico ilegal de animais silvestres e agora também surge à invasão da cana-de-açúcar.
    A cidade ficou mais colorida com o seus novos habitantes,a fazenda está perdendo as suas raízes e a natureza chora ao ver os seus valores sendo corrompidos sem a sua permissão.   

Nenhum comentário: