Sejam bem vindos...



Minha página no site Recanto da Letras






"O AMOR FAZ NASCER FLORES EM LUGARES DESCONHECIDOS E DESPERTA A LUZ ONDE PODERIA HAVER TREVAS"


Obras protegidas pela lei dos direitos autorais

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cordel-->Falso Candidato(Septilha)



Novamente no Brasil
“Ta” chegando à eleição
Prefeito e vereadores
hoje apertam minha mão;
Chegam na cara de pau
se passando por legal
parecendo um cidadão.

Por incrível que pareça
estes mesmos candidatos
eles pensam que sou bobo
e eu sei que eles são chatos
eles são uns mentirosos
arrogante e orgulhosos
e viraram carrapatos.

Se eu vou lá no barzinho
já vem um grudar em mim
me oferecem a cerveja
e é claro eu digo sim;
Na verdade quer comprar
o meu voto pra ganhar
a eleição no seu fim.

Pr’este cara eu não voto
pois conheço o seu passado
Quando ele se elegeu
ficou com bolso “bonado”
Não cumpriu o que falou
e ainda abandonou
o seu grande eleitorado.

Outro dia na pracinha
de longe um “banou” a mão
se aproximou falando:
-Que saudades meu irmão,
quanto tempo não te vejo
mas o meu maior desejo
é só ter sua atenção.

Começou falar bonito
como o bom Carlos Drummond
Disse com palavras belas:
-Vote em mim de coração,
que este posto de saúde
com certeza eu o mude
pro melhor da região.

Respondi sendo sincero
não promete o que não pode;
Pois o pobre que adoece
geralmente ele se fode;
Por favor nada me pede
pois você tem Unimed,
então não me incomode.

Ele olhou pro circular
que é famosa lotação.
Prometeu que ia mudar
melhorando a condução.
Ele me tirou um sarro
pois o cara anda de carro
e de van não anda não.

Ele olhou lá pra escola
e ficou mais pensativo
dizendo que ia ajudar
o ensino do ser vivo.
Mas enquanto o pobre estuda
numa escola que não muda,
seu filho tem Objetivo¹

Quis falar de segurança
prometendo proteção
Dizendo que acabaria
com a fama do ladrão;
Lá no centro tem vigia
mas lá na periferia
isso não existe não.

Ele olhou pra minha casa
e num doce feito mel
disse que ia acabar
com as casas de aluguel;
Em termo de habitação
ele mora na mansão
e abandona o pobre ao léu.

Viu moleque com a bola
indo praticar esporte
prometeu as melhorias
pra criança crescer forte;
Quando chega a eleição
prometem tudo que é bom
pra depois meter um "corte"

Ele viu que sou Poeta
e falou de ter cultura
prometeu museu,teatro
e lugares pra leitura;
Sempre é a mesma ladainha
e a cultura coitadinha
esta doente e sem cura.

Para ser bom candidato
Fale pouco e agi mais;
Nunca minta para o povo
pois não somos animais.
Cumpre a sua promessa
e não me venha com essa
que tu amas Batatais


¹-Nome de uma escola particular que tem aqui no interior do estado de São Paulo

Nenhum comentário: